Ajuda dos Mapas Geostats
última revisão: Maio 2008


Introdução:

A primeira vez que chegarem aos mapas, deverão encontrar uma página semelhante a esta:





O lado esquerdo, é dominado pelo principal painel de informação e controle, na sua versão maior.

Da esquerda para a direita:

1
O logotipo animado mostra quando está a decorrer um acesso ao servidor e permite saltar para a página principal em www.geocaching-pt.net.
 
2
A lista de caches mais recentes, por zona ou global às caches conhecidas do sistema.
 
3
Os 2 bonecos indicam o menu d'A Malta. Aqui pode ser configurada a identidade do utilizador e definir qual o grupo cujas caches encontradas devem ser ocultadas do mapa.
 
4
A estrela indica o menu de Atalhos, que permite fazer pesquisas por caches, por coordenadas, gravar posições do mapa e aceder às posições pré-definidas ou gravadas.
 
5
A roda dentada identifica o painel de controle, onde pode ser definida qual a informação a mostrar no mapa e qual o seu aspecto.
 
6
O grande ponto de interrogação mostra alguma informação resumida e permite aceder a esta página de ajuda.
 
7
Finalmente, o sinal de menos permite minimizar o menu para este tamanho da imagem seguinte.
   
Isto liberta praticamente todo o espaço da página para ver o que realmente interessa.

No canto inferior esquerdo do mapa, surge a caixa de pesquisas Google, logo seguida da régua de escala.



A caixa de pesquisa funciona essencialmente para locais e moradas e permite pesquisar, por exemplo, por "Cuba, Alentejo", permitindo saltar directamente para essa posição no mapa.

No canto superior direito, encontra-se o controle de mosaicos que permite, por exemplo, optar entre a visualização de mapas, fotos-satélite ou topografia.


Logo ao lado, o controle de escala e posição que permite deslocar o mapa e aumentar ou diminuir a escala de visualização.


Para terminar, no canto inferior direito, uma janela mostra uma vista mais geral da zona onde está integrado o mapa visível na janela principal.


Os vários painéis:

Caches mais recentes:  
   

8

Este painel é bastante simples, mostrando apenas a lista de caches na zona vísivel do mapa, ou de forma global. Um clique no ícone da cache centra o mapa na sua posição. O nome da cache é um link para o mapa. Este link pode ser copiado e enviado a alguém.



Uma pequena check box permite optar entre mostrar todas as caches mais recentes ou apenas as da zona.

A Malta :  
   






Este painel permite seleccionar quem é o geocacher que está a ver os mapas, bem como configurar que elementos do nosso grupo de favoritos devem ter as suas caches encontradas também escondidas no mapa.

ATENÇÃO:
Antes de aparecerem quaisquer nomes, é necessário definir a lista de Favoritos no painel de Configuração. A lista de Favoritos permite que se lide apenas com a lista de pessoas que se costuma acompanhar, em vez de lidar sistematicamente com uma lista de mais de 2000 geocachers.

Esta funcionalidade foi pensada para as caçadas em grupo, de forma a facilitar a escolha de caches a visitar. Para seleccionar um nome, basta clicar sobre ele. Dependendo do painel onde se clica no nome, este será escolhido, adicionado ou retirado.

O botão Actualizar (qualquer um deles) pede uma actualização ao servidor, reflectindo a configuração imediata.


Atalhos:  
   















O painel de Atalhos permite seleccionar um dos atalhos pré-definidos, definir os próprios atalhos, pesquisar por coordenadas centrando nelas o mapa e pesquisar por código ou nome de cache.

O botão de Atalhos, restaura a lista de atalhos após uma busca. A caixa de texto permite inserir a coordenada para centrar o mapa, o texto a pesquisar ou o nome com que gravar o centro actual do mapa. O botão Save permite gravar a posição actual do centro do mapa com o nome dado na caixa de texto. O botão Go inicia a busca por coordenada ou texto.



ATENÇÃO:

O texto a pesquisar, se contiver acentos poderá levar a pesquisa a não produzir resultados. As letras acentuadas devem ser substituídas por espaços, como por exemplo:
"S o Miguel", em vez de "São Miguel". Para as caches que já têm o seu distrito definido na página (na original, em www.geocaching.com), este distrito/região pode também ser pesquisado, como por exemplo:  "S o Miguel Braga".


A pequena bandeirola branca, logo por cima do botão Atalhos permite copiar o link para ser enviado a alguém.


Não estando directamente relacionada com este painel, existe a caixa de pesquisa Google.
Esta caixa é uma pesquisa ao Google, no contexto de informação de moradas. Uma pesquisa por "Lisboa", fará com que o mapa se centre na localização do centro de "Lisboa". Uma pesquisa por "Cuba" levará o mapa até ao centro desse país, mas uma pesquisa por "Cuba, Alentejo" irá dar a paragens bem mais próximas.




Configurações:

Este é facilmente o painel mais complexo dos mapas, graças às diversas opções que podem ser configuradas.
É possível Mostrar vários elementos nos mapas e controlar minimamente como eles são mostrados. Por linhas de opções:
   





Escolher se devem ser mostradas as caches arquivadas (archive), desactivadas (disabled), encontradas (found) e escondidas (hides) pelo utilizador e grupo de malta seleccionada.

Mostrar esquema de ícones alternativos (large icons) e uma mira no centro do mapa (centro), sendo que esta permite também efectuar uma pesquisa no site do geocaching.com pelas coordenadas do seu centro, desde que o utilizador lá esteja autenticado (seja membro básico ou premium).

Mostrar fotos georeferenciadas na zona obtidas de www.panoramio.com (panoramio) ou www.flickr.com (flickr). Apenas são mostradas 50 fotos de cada vez, para cada um dos sites. As pequenas setas permitem aumentar ou diminuir o índice do bloco de 50 fotos a mostrar. Mostrar restaurantes (no-prato) geo-referenciados.



Mostrar o código da cache, resumido, sob o ícone da cache (código com fonte), usando uma fonte escolhida pelo utilizador e nomeada na caixa de texto. Os dois ícones com a letra A permitem diminuir ou aumentar o tamanho do texto no código. NOTA: Para a fonte poder ser usada, deve ser instalada no computador onde está a correr o Firefox (ou IE7). De outra forma, a descrição da fonte não terá efeito, sendo escolhida uma por omissão.
   
 
A Quantidade de dados controla a quantidade de ícones que será obtida do servidor. Todas as caches serão sempre representadas. O que varia, é o nível de zoom em que elas começam a ser agrupadas. Se se indicar que tem um cpu rápido, as caches começam a ser desagrupadas a um nível de zoom mais alargado. Como o número de ícones aumenta, o computador torna-se mais lento. No servidor, o efeito é irrelevante. É possível também optar por não incluir arredores quando é feito um pedido de caches na zona ao servidor. Para acelerar a manipulação do mapa, cada vez que é feito um pedido ao servidor, são pedidas as caches da zona visível e de uma faixa a toda a volta. Desta forma, é possível deslocar o mapa alguma distância, antes de ser necessário fazer novo pedido. Embora isto acelere a manipulação do mapa, também aumenta o número de caches obtidas em cada pedido ao servidor. Isto tem dois efeitos: o agrupamento precoce de caches e o peso adicional no Firefox (ou IE). Tipicamente, o melhor será manter a opção de não incluir arredores, desligada para percorrer o mapa, ligando-a quando fôr para imprimir.

 
É possível Marcar os ícones no mapa de acordo com o facto de ser uma cache nova (new), encontrada (found) e desactivada ou arquivada (disabled).
É possível Limpar os atalhos (ver Atalhos) clicando no botão Atalhos. Não é pedida confirmação, nem é possível recuperar os atalhos apagados. Os Atalhos são reiniciados com os valores por omissão (centros de Distritos ou Regiões).
Em Todos é possível ver a lista de todos os geocachers portugueses com alguma actividade em Portugal e adicioná-los à lista de Favoritos, onde serão mais fáceis de aceder.

Conclusão

Esperamos que estas novas funcionalidades sejam úteis. Mandem sugestões ou avisem-nos de problemas, no fórum.

Divirtam-se!

A Equipa das Stats.